Blog

Arquitetura de edifício na Alemanha integra inovação e natureza

  • 0 Comments /
  • setembro 28, 2015 /
  • by acesso /
  • Alemanha, Arquitetura, Edifício, Natureza /
  • Leave a comment

Já imaginou morar em um edifício construído sobre a forma de uma espiral, com um jardim que acompanha a construção? O Waldspirale – ou Floresta Espiral, na cidade de Darmstadt, Alemanha, tem sua arquitetura baseada nessa ideia.

A construção foi desenhada pelo austríaco Firedensreich Hundertwasser, planejada e implementada pelo arquiteto Heinz M. Springmann e erguida pela companhia Bauverein Darmstadt. Concluída no ano 2000, ano em que seu idealizador faleceu, tem 105 apartamentos residenciais, além de garagem, quiosques, um café, um bar, playground para as crianças e até um lago artificial. Em seu ponto mais alto, o edifício tem 12 andares.

As linhas curvas, mesmo nas quinas do complexo, dão ao Waldspirale a sensação de movimento. O mesmo efeito é causado pela pintura externa – que foi projetada para simular as várias camadas da superfície terrestre e, por isso, conta com vários tons entre o bege, o marrom e o vermelho – e pelas janelas irregulares. São mil delas, no total, e não há uma só que seja igual à outra; ao contrário do que normalmente acontece, elas não foram instaladas em linha reta e, por vezes, parecem estar fora do lugar adequado.

Algumas janelas têm árvores que crescem através delas, para fora do prédio. Trata-se de uma obra arquitetônica perfeitamente integrada com o meio ambiente, ainda que artificial, que a completa.

Alguns apartamentos também foram individualmente desenhados por Hundertwasser e seguem, em seu interior, os mesmos padrões estéticos da fachada. Para completar a obra, cúpulas em estilo russo, como aquelas encontradas na Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou.

Mais que um complexo residencial, o Waldspirale é, sobretudo, uma ode ao estilo único de Hundertwasser e, claro, ao profundo amor que ele sentia pela natureza.

 

0 Comments