Blog

Arquiteto e designer: conheça Phillippe Starck

  • 0 Comments /
  • janeiro 18, 2016 /
  • by acesso /
  • Arquiteto, Arquitetura, Artista, Artistas, Design, Design de Móveis, Designer, Estilo, Inspiração, móveis /
  • Leave a comment

O polêmico designer Philippe Starck fez de si mesmo e de sua obra pontos reveladores do modo de viver e da estética contemporânea pós-moderna.

O trabalho arquitetônico também tem grande peso na marca da criatividade contemporânea, assim como os quatro grandes nomes do século XX – Mies Van Der Rohe, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Tadao Ando.

Philippe Starck é um arquiteto autodidata. O conceituado designer francês nasceu em Paris no dia 18 de janeiro de 1949. Sua obra é multidisciplinar, vai do design de interiores ao de bens de consumo de massa, como objetos para o lar, motos, cadeiras, mouses para computador e escovas de dente.

Starck tem ainda uma vasta obra arquitetônica que se mescla ao design de interior, vista e reconhecida em hotéis icônicos espalhados por todo o mundo.  Ele é conhecido como um fenômeno internacional na área de design de móveis e produtos.

Philippe Starck   O arquiteto e designer francês que reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes em um estilo único
Hotel Yoo em Punta del Este, está entre as obras de arte projetados pelo design com seu estilo único

Philippe Starck   O arquiteto e designer francês que reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes em um estilo único

Hotel Sanderson, Great Britain. O arquiteto francês reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes que traduzem um estilo único. Via Spacesbrasil

Por ter um pai que trabalhou como projetista de aeronaves, Starck passou a infância cortando, serrando, desmontando bicicletas, motocicletas e outros objetos. Formou-se na Ecole Nissim de Camondo, em Paris. Criou sua primeira empresa em 1968 para produzir objetos infláveis. Apenas um ano depois Philippe Starck se tornou diretor de arte da empresa de Moda de Pierre Cardin.

Em 1970 decorou os night-clubs parisienses La Main Bleue (1976) e les Bains-Douches (1978). Já em 1982, o presidente francês François Mitterrand o convidou para decorar uma suíte no Palácio do Eliseu em Paris e, desde então, ele é conhecido como um fenômeno internacional pela decoração dos interiores de hotéis que ele projeta desde a totalidade dos ambientes internos ao layout dos móveis, incluindo até as roupas de cama, mesa e banho.

O Hotel Península, em Hong Kong; o Teatron no México; o Hotel Delano, em Miami; Mondrian, em Los Angeles; o restaurante Ásia de Cuba, em Nova York; e o hotel Fasano do Rio de Janeiro são alguns de seus trabalhos espalhados pelo mundo.

Em 1984 desenhou o interior do Costes Café em Paris, juntamente com os de outros estabelecimentos, tais como o Manin em Tókio (1985) e Teatriz em Madrid (1990). Projetou uma série de habitações privadas, blocos de apartamentos e espaços comerciais. Em Paris fez um projeto de um bloco de rua inteira, “La rue starck” (1991).

Philippe Starck pode ser considerado o designer mais famoso e intrigante ainda vivo, já que sua marca principal é o desejo de transgressão e o desafio à estética cultural vigente. Provocador ao extremo, mudou nossa concepção de lâmpadas, maçanetas, talheres, chaleiras, vasos, relógios, scooters, motos, mesas, camas, torneiras, escovas de dente, objetos para banhos e banheiros, interferindo assim em toda a maneira contemporânea de viver.

O design de Starck se caracteriza por peças estilizadas, com aspecto orgânico e linhas finas, elaboradas a partir de ligas de materiais incomuns. Suas criações não são caracterizadas por um design único e caro – ele cumpre a função do designer, cria para a indústria e sabe trabalhar a estética de massa.

Philippe Starck   O arquiteto e designer francês que reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes em um estilo único Philippe Starck   O arquiteto e designer francês que reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes em um estilo único

A marca mais conhecida dos seus projetos são as ousadas regravações de objetos do cotidiano. É assim que ele se mantém conhecido como um designer Revivalista, que remaneja e repensa o habitual. Ele reproduziu alguns dos objetos icônicos do século XX, como o espremedor de frutas Juicy Salif e as cadeiras Emeco de alumínio.

A obra de Starck serve bem para ilustrar a grande discussão sobre a função do designer e do design. Segundo Peter Drucker, esta função é transformar necessidade em demanda, gerando com isso experiências de prazer.

Philippe Starck   O arquiteto e designer francês que reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes em um estilo único
Espremedor de frutas Juicy Salif .Via Appliancist

 

Via Fashion Bubbles.

0 Comments